Alto Alegre, onde está a maior parte da Terra Yanomami, é a cidade brasileira com a menor cobertura de registro de nascimento. Dados são do Censo 2022, divulgado nesta quinta-feira (8), pelo IBGE.
Cinco cidades de Roraima e duas do Amazonas estão entre as dez primeiras do Brasil com os maiores números de crianças de até 5 anos sem certidão de nascimento. É o que indicam novos dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (8).
📍 As cidades de Roraima são Alto Alegre, Amajari e Iracema, onde está quase metade da Terra Indígena Yanomami — o maior território indígena do país —, e Pacaraima e Uiramutã, que é proporcionalmente o município mais indígena do país e onde está a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
As cidades amazonenses são Barcelos, onde o povo Yanomami também vive, e Japurá, a cidade menos populosa do Amazonas. De forma geral, Roraima lidera com a menor cobertura do registro civil de nascimento, entre as unidades federativas — uma porcentagem de 89,3% (entenda mais abaixo).
Além disso, outra cidade da região Norte integra o ranking: Pedra Branca do Amapari, no interior do Amapá (veja o ranking completo abaixo).
Fonte: g1